O mercado de trabalho pode ser abalado por crises financeiras em diversos setores, provocando cortes de gastos e demissões. Nesse cenário, poucas áreas permanecem fortes e a programação certamente é uma delas. Pesquisas mostram que 1,5 milhão de pessoas trabalharão com programação em 2020. A previsão de crescimento para as vagas em programação beneficia quem faz cursos na área.

A profissão de programador tem um salário médio de R$ 2.886,57 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. A taxa de empregabilidade para especialistas no setor é de 89,6%. Dessa forma, concluímos que, fazer um curso na área é garantia de colocação no mercado de trabalho. Quem gosta de tecnologia trabalha bem com prazos curtos e supera obstáculos com facilidade. Estes são quesitos importantes para quem quer ser um bom profissional de tecnologia.

Por onde começar

O primeiro passo é entender melhor a profissão. Pesquise salários, local de trabalho, possibilidade de crescimento, junte todas as informações para ter certeza de que é este o caminho que você deseja seguir. Procure conversar com profissionais experientes para tirar dúvidas e pedir conselhos.

Comece estudando pela internet. Busque blogs e sites que falem sobre o assunto. Procure vídeo aulas e mini cursos gratuitos. Dessa forma, você pode escolher um curso completo com mais facilidade. Comece a praticar logo no começo dos estudos. Teste tudo o que você aprender. Busque adquirir experiência com estágio para entrar de vez no mercado de trabalho.

São Paulo é o local com mais oportunidade de trabalho, concentrando 27% das vagas nacionais. O salário médio pago em São Paulo chega a ser o dobro do valor oferecido em outras cidades. Rio de Janeiro e Porto Alegre possuem 12% e 10% das oportunidades, respectivamente. Além disso, você pode trabalhar em qualquer local do mundo sendo programador. Muitos países buscam profissionais estrangeiros e podem, até mesmo, oferecer vagas voltadas a brasileiros.

Um programador pode estudar diversas linguagens, como Java, Python, Ruby, e Visual Basic, por exemplo. Estas são algumas das linguagens mais solicitadas no mercado de trabalho. Antes de escolher em qual linguagem se especializar, é preciso conhecer toda a lógica de programação.

Conheça os cursos de programação do Learncafe.