O final de 2016 já está chegando. Com ele, 2 bilhões de usuários de smartphone encerram o ano. Em todo o mundo, o mercado parece ter tido seu grande ápice no ano olímpico. Ano bom para o esporte, assim como para a tecnologia, que despontou grandiosos números em pesquisas realizadas. E o Brasil não ficou de fora, afinal, ocupa o quinto lugar no ranking que contabiliza a venda de aparelhos smartphone.

Mas muito mais do que isso, o Brasil é o terceiro colocado entre os países que mais passa tempo utilizando a internet. Além disso, o país também acumula um número maior de celulares do que de pessoas. Segundo pesquisa datada de 2015 pela We are Social, o Brasil possui 204 milhões de habitantes e 276 milhões de aparelhos.

Englobando tudo a isso, soma-se o fato de que 80% do tempo de brasileiros na internet é através do uso de aplicativos. Ou seja, a navegação mobile se mostra crescente no país. Isso, consequentemente, denota um país que vive conectado via internet mobile através de aplicativos.

Devido a isso, um protagonista aparece em cena: o desenvolvedor Android. Mas por quê? Explicaremos a seguir.

A importância do desenvolvedor Android no mercado atual

Dados os números que contemplam a primeira parte do texto, não há como negar: o mercado para desenvolvedor Android está completamente aberto. Isso porque, segundo pesquisa da Kantar (importante empresa de pesquisa), o Android dominou o mercado brasileiro. Com 91,8% dos consumidores, o sistema operacional obteve um crescimento em relação a 2014 (quando tinha apenas 89% do público).

Todos esses números e estatísticas são reflexo diretos da preferência do brasileiro. O uso do smartphone virou como uma extensão do braço, e os aplicativos um grande passatempo. Um desenvolvedor Android se tornou uma das profissões mais promissoras do mercado.

As oportunidades de crescimento são imensas. O universo mobile cresce como nunca, e o desenvolvedor virou peça-chave da engrenagem. Para ter uma ideia, são movimentados cerca de US$ 25 bilhões anualmente. Porém isso pode se tornar ainda melhor. Há uma estimativa de que esse valor alcance a casa dos US$ 70 bilhões, no ano de 2017.

Já pensou o futuro? Pois tornar-se um desenvolvedor Android pode ser a alternativa.

Conheça os cursos de desenvolvimento Android do Learncafe.