A educação a distância, o famoso EAD, vem crescendo muito no Brasil. Ela se tornou uma oportunidade para muitas pessoas que residem longe dos grandes centros e não têm a oportunidade de se deslocar e de realizar um aperfeiçoamento, possam fazer isso sem sair de casa. Além disso, a facilidade de poder estudar onde estiver e quando puder, faz com que esses cursos se adequem mais às necessidades atuais das pessoas. Afinal, quem tem tempo de fazer um curso em horário comercial?

Com essa procura crescente e com o aumento do número de cursos disponíveis, tanto de aperfeiçoamento quanto de graduação ou especialização, a quantidade de indivíduos que possuem um certificado de curso nessa modalidade é muito grande. Com isso, a dúvida de como colocar os cursos online no currículo persegue muitas pessoas.

Posso colocar os cursos online no currículo? Como faço?

Os cursos realizados na modalidade EAD podem e devem ser colocados no currículo. É um curso como qualquer outro que você tenha feito na vida. Ele passou informações, você estudou e assimilou o conteúdo, ou seja, foi importante para a sua qualificação.

Para que ele esteja em seu currículo, é importante que você tenha o certificado emitido pela empresa. Essa é a maneira de comprovar que você fez a inscrição, passou por todas as etapas e foi aprovado. Nele, é muito importante que tanto a carga horária quanto os conteúdos aprendidos constem no verso do certificado.

Onde cito os cursos online no meu currículo?

O local para colocar os cursos dependerá do tipo de curso realizado. Caso tenha sido uma graduação, pós-graduação ou curso técnico, vá no item “Formação acadêmica” e coloque-o lá. Já para os cursos de menor carga horária, que são chamados de cursos de extensão ou de atualização, encaixe-os no item “Cursos de aperfeiçoamento.”

Lembre-se que, assim como no caso dos cursos presenciais, você só deverá citar o que for relevante para a vaga pleiteada. Por exemplo, se você vai entregar um currículo para uma vaga administrativa de uma empresa de transportes de adubos, não adianta nada colocar que você colocar que tem um curso de aperfeiçoamento em moda. Isso só deixa o seu currículo longo, pouco atrativo, além de poder passar a imagem de que você não sabe o que quer ou nem prestou atenção na empresa antes de se candidatar à vaga. Isso é o suficiente para que o empregador descarte a sua candidatura.

A dica é entregar um currículo enxuto, sem erros de português e atualizado. Por isso, se você tem uma quantidade grande de cursos relevantes para o cargo ao qual irá se candidatar, coloque em seu currículo apenas os mais recentes.

Depois de selecionados os cursos a serem colocados, digite o nome deles, a instituição responsável, a carga horária, a data de conclusão. Colocar ou não que ele foi feito à distância é uma opção sua. Não é obrigatório, por isso, pode ou não ser citado.

Gostou das dicas? Já colocou os cursos realizados em seu currículo? Teve dificuldades? Conte pra gente nos comentários!