O currículo é o seu cartão de apresentação, que determina a sua entrada ou não em uma empresa. Por isso, ele deve ser claro, objetivo e atraente ao empregador. Um currículo que é mal feito torna-se inimigo do candidato.

Porém, existem maneiras de você deixá-lo mais incrementado e eficiente e torná-lo assim seu fiel aliado! Sabe como? Aqui daremos a você 8 dicas que te ajudarão a conseguir aquele emprego que você tanto quer!

1. Português impecável

É muito importante revisar bem o seu currículo antes de mandá-lo a uma empresa. Peça sempre para uma ou duas pessoas lerem e conferirem se o documento está com o Português em dia! Erros de gramática e até mesmo de digitação – não se esqueça dos acentos! – em um currículo minam a credibilidade do candidato.

2. Organize suas informações

As informações do seu currículo devem ser dispostas de maneira clara e lógica. Seu nome deve ser a primeira informação, seguido por seus dados. Use subtítulos para orientar a leitura, tais como: Formação Acadêmica, Especializações, Idiomas, MBA etc. Atente-se para que eles sigam uma sequência lógica, evite erros como pôr sua experiência profissional antes de sua formação, por exemplo.

3. Destaque o que tem de importante

Não se esqueça de sempre colocar o nome da universidade em que fez sua graduação, pós ou outra formação. Também insira onde foram feitos os seus cursos de extensão e de idiomas. Mesmo que você tenha ficado desempregado por um tempo, é muito importante colocar os cursos que você fez durante este período.  O nome das empresas e o cargo que você exerceu também são importantes e devem ser expostas de maneira clara e objetiva, sem muitas explicações. Estas informações têm que ser bem comunicadas e são muito importantes para a compreensão daquele que lê o seu currículo.

4. Mire no seu alvo

Seja objetivo! Se você tem formação e experiência para uma área específica, deixe isto claro no seu currículo. Empregadores não são adivinhos. Comunicando bem estas informações isto ajudará no direcionamento do seu currículo para a área certa de atuação.

5. Seja sucinto: evite informações desnecessárias!

O ideal é você condensar suas informações em uma página. Caso isso não seja possível, não ultrapasse duas páginas! O empregador deseja saber as informações relevantes de sua formação e não ler a história da sua vida. Para ajudá-lo abrevie as datas com números e prefira tópicos ao invés de textos detalhados.

6. Seja profissional:

Preste atenção aos detalhes de suas informações no currículo, tais como seu e-mail – que deve ser o mais profissional e sério possível. Portanto, caso ainda use o seu e-mail da adolescência com o nickname do MSN, faça urgentemente outro que contenha seu nome! Prefira usar apenas um número, de preferência o do seu celular. Evite usar o seu número residencial, a não ser que ele já seja seu telefone profissional. Desta forma você deve evitar que crianças o atendam.

7. Não inclua habilidades fora do perfil profissional

Ótimo se você sabe bordar ponto-cruz, sapatear e escrever poesia nas horas vagas, mas com certeza isso não será relevante para a sua contratação. Inclua habilidades que têm a ver com o seu perfil profissional e que sejam interessantes para a sua contratação, tais como ser comunicativo, habilidade com o pacote Office, saber trabalhar em equipe etc.

8. Fonte, tamanho e espaçamento: deixe seu currículo bem formatado!

Cuidado com as fontes que você usará em seu currículo. Evite fontes “engraçadinhas” ou cheias de firula. Opte pelas mais sérias e usadas nos meios acadêmicos, como Arial e Times New Roman. O tamanho não deve ser muito pequeno – pois dificulta a leitura – e nem muito grande – para que não pareça um panfleto de “compre e venda ouro aqui”! O tamanho ideal de fonte é 11/12. Além disso, o uso de espaçamento é muito importante para dar mais leveza e organização ao seu currículo; prefira o espaçamento de 1,15. Não se esqueça de justificar o texto, pois esta formatação permite que ele fique mais organizado e atraente.

Com essas dicas o seu currículo será muito mais eficiente e te ajudará a conquistar aquele emprego dos seus sonhos! Está esperando o que para se candidatar àquela vaga? Então faça seu currículo e boa sorte!